Pessoas com sobrepeso e obesidade, geralmente, vivem em luta com a balança, as vezes conseguindo emagrecer um pouco, mas com o passar do tempo acabam retornando ao peso de origem.
A obesidade tem origem multifatorial. Para entender melhor o contexto em que o paciente se encontra, será necessário entender fatores ambientais, sociais e genéticos. Para que haja controle na obesidade, será necessário acompanhamento multidisciplinar, contando com profissionais como médico, nutricionista, educador físico e psicólogo.
Ter este acompanhamento será fundamental para que a pessoa que deseja emagrecer consiga fazer de forma saudável e eficaz. Buscando o peso ideal para seu biotipo e não impondo metas grandiosas e difíceis de serem alcanças em pouco tempo e/ou quase sempre impossíveis de serem mantidas a longo prazo.
Quando não conseguimos atingir nossas metas acabamos interpretando aquilo como fracasso e uma prova de incapacidade. Gerando assim sentimento de frustração, tristeza, culpa e desvalor.
Alguns problemas emocionais podem estar em conjunto com a obesidade, sendo a causa ou consequência. Depressão, ansiedade e transtornos alimentares devem ser avaliados por psiquiatra ou psicólogo. Quando presentes, acabam interferindo no controle da obesidade, sendo assim importante o tratamento adequado.
Nossas emoções estão muito relacionadas com o comer compulsivo ou a dificuldade em manter hábitos saudáveis. Afinal usamos a comida como acalento quando estamos tristes ou frustrados, usando o alimento de forma a compensar os sentimentos negativos. Em outros momentos, usamos também quando desejamos comemorar algo e estar entre amigos.
Quando se busca tratamento psicológico para o controle de peso, será fundamental que o psicólogo entenda o seu tipo de padrão alimentar e ajude a criar estratégias onde proporcione mudanças de comportamentos.
A terapia te proporciona momentos de reflexões, ajuda também em mecanismos para que haja melhor domino sobre seus sentimentos e como lidar diante das emoções.
Uma das funções da terapia voltada para obesidade é que te ajudará a construir melhor seus objetivos e metas mais realistas de emagrecimento.
Quem deseja passar por este processo de emagrecimento, é fundamental entender que o tratamento da obesidade é algo possível e que se inicia quando o paciente entende a doença como problema, requerendo assim mudanças de hábitos.
Quer saber mais? Siga nossas redes sociais @integrarpsicologiaclinica.
A sua saúde e a de quem você ama são prioridades!