Mudar os nossos hábitos pode ser mais difícil do que imaginamos, afinal hábitos são comportamentos já enraizados no nosso cotidiano. Comportamentos que adquirimos algumas vezes ainda crianças, alguns até mesmo sem percebermos e hoje praticamos no automático.
Quando compreendemos a necessidade de mudança de hábito ou a criação de algum que desejamos adquirir. O nosso cérebro precisa entender essa nova atividade para que ela se torne algo natural.
Para que isso ocorra, o cérebro necessita de repetições e muitas repetições. Para ajudar nesse processo, inicialmente, quando desejar mudar ou criar um hábito é importante que você entenda a necessidade desse comportamento em sua vida, assim, tendo mais certeza de seus desejos, te ajudará a assimilar melhor a importância dele.
Quando se trata de um mau hábito é necessário identificar qual recompensa está buscando com aquele comportamento. Pessoas que fumam por exemplo buscam geralmente aliviar o estresse.
Entendendo a necessidade de criar novo hábito, por exemplo de beber mais água, é fundamental desenvolver estratégicas em que te ajudam na repetição do comportamento. Com a constância terá mais resultados e benefícios, por conseguinte terá mais motivação para continuar.
Algumas situações, principalmente as de vulnerabilidade nos geram gatilhos para as falhas, sabotagens. As vezes conseguimos driblá-las e seguir na mudança. Porém falhas podem acontecer, estar preparado para que isso ocorra é muito importante, assim será mais fácil de retornar com nosso objetivo de mudança de hábito.
O psicólogo pode ser fundamental neste processo. Principalmente para quem está tentando mudar seu comportamento em relação a algo mais complexo, como vícios.
Com a terapia poderá com um olhar profissional avaliar o processo, pensar em estratégias de mudanças, criação do novo hábito. Busque ajuda profissional para ter resultados mais eficazes e entender melhor suas falhas.
Quer saber mais? Siga nossas redes sociais @integrarpsicologiaclinica.
A sua saúde e a de quem você ama são prioridades!