Os Distúrbios Alimentares são doenças psiquiátricas que se caracterizam, fundamentalmente, por alterações significativas do comportamento alimentar.
O termo distúrbios alimentares refere-se a distúrbios psicológicos caracterizados por graves comportamentos ligados a ingestão de alimentos, tais como a extrema redução de consumo de comida ou sua ingestão excessiva.
Em pessoas que sofrem de transtornos alimentares, o ato de comer torna-se independente da fome e da saciedade. As características são variadas de caso para caso, podendo ser: dieta alimentar cada vez mais restrita, alimentar-se em excesso, ficar um período muito longo sem ingerir qualquer tipo de alimento, vômitos espontâneos ou induzidos, fazer uso inadequado de medicações para controle de peso, laxantes e diuréticos.
Uma característica bem comum entre todos os distúrbios alimentares é o baixo nível de auto-estima.
Podemos citar alguns distúrbios alimentares, sendo esses:
- Anorexia Nervosa;
- Bulimia Nervosa;
- Transtorno de Compulsão Alimentar;
- Hipergafia;
- Ortorexia;
- Síndrome de Pica (alotriofagia);
- Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP);
- Vigorexia.
Esta séria condição clínica pode ser tanto física como emocionalmente destrutiva, ela possui cura, mas se não tratada torna-se crônica, debilitante e podendo levar o paciente a óbito, pois traz consequências graves ao organismo a longo prazo, comprometendo os rins, coração e demais órgãos.
Busque ajuda profissional caso identificar alguns desses sintomas. Procurar assistência psicológica, psiquiátrica e nutricional, serão de extrema importância no tratamento adequado.
A terapia ajudará a entender seus gatilhos emocionais, autoconhecimento e a compreender melhor sua auto-imagem e trabalhar em casos distorcidos.
Quer saber mais? Siga nossas redes sociais @integrarpsicologiaclinica.
A sua saúde e a de quem você ama são prioridades!