Hoje falaremos um pouco sobre a depressão, transtorno afetivo que envolve o corpo, o humor e o pensamento.
Todos nós passamos por fases em nossas vidas, algumas difíceis, tristes, desanimadoras, mas conseguimos lidar com as situações do dia a dia e seguir a vida. Algumas pessoas acabam não sendo capazes de aguentar emocionalmente os momentos conturbados e este sofrimento fica constante e intenso, por um longo período, afetando a vida profissional, pessoal e social.
Podemos citar alguns sintomas em alguém que se encontra em depressão, sendo eles: falta de esperança perante a vida, sentimento de inutilidade, perda de interesse em ocupações que antes eram prazerosas, pensamentos ruins, aumento ou perda de apetite, comportamentos imprudentes ou destrutivos, dificuldade em se concentrar, excesso ou falta de sono, entre outros que variam de individuo para individuo.
Quando constatado a necessidade de uma ajuda profissional, o psicólogo é capacitado para dar início ao tratamento adequado, às vezes o paciente precisa de acompanhamento com o psiquiatra, fazendo assim uso de algumas medicações. Essa combinação de tratamentos trará mais eficácia no processo.
Com o psicólogo será dado início as terapias, onde o será abordado a visão de mundo, crenças e tudo aquilo que é importante para aquele indivíduo, tendo o objetivo de contribuir na busca de melhor relacionamento consigo e com o mundo a sua volta, de forma mais saudável e menos sofrida. Ajudando o paciente a aprender a lidar com suas angústias, trazendo meios para que ele encontre formas de resolver seus conflitos diários.
Quer saber mais? Siga nossas redes sociais @integrarpsicologiaclinica.
A sua saúde e a de quem você ama são prioridades!