Integrar Psicologia Especializada

      Você já sentiu que as suas conquistas não são válidas e que não merece o sucesso por elas? Você se sentir assim pode ter uma explicação.

     A síndrome do impostor é um transtorno psicológico definido pela incapacidade de internalizar o sucesso. Independente das realizações e esforços a pessoa possui a sensação de que nada é o suficiente e que todos os resultados, são por sorte, porque alguém as ajudou ou outros fatores.

     Diante disso, a pessoa que apresenta essa síndrome vive constantemente um misto de sentimentos, como baixa estima, insegurança, complexo de inferioridade, apreensão, perfeccionismo, incompetência e possui muito medo de ser exposta, afinal, acredita que a qualquer momento será descoberta como fraude ou impostor.

     Por sentir que está enganando a todos, quem possui a síndrome começa a apresentar alguns sinais comportamentais que comprometem seu desempenho na área em que acreditam ser uma farsa. Citarei alguns sinais.

  • Medo de se expor

     O medo de exposição é um dos pontos centrais da síndrome e um dos sintomas mais intensos. Pelo receio de ser julgada, avaliada e descoberta, a pessoa procura sempre passar despercebida e raramente divide suas angústias com alguém, exatamente por ter medo de que os colegas possam concordar com a sua incapacidade.

  • Autossabotagem

     Quem possui a síndrome vê o fracasso como algo inevitável e que a qualquer momento será desmascarado na frente de todos. Sendo assim, começa a sabotar suas conquistas para não chamar a atenção. Do mesmo modo, se sente satisfeito quando alguém faz críticas negativas.

  • Procrastinação

     O medo de ser desmascarado faz com que adie tarefas e compromissos profissionais. Dessa maneira consegue fugir do desconforto emocional causado pelo conflito interno e do momento de receber feedback pelo desempenho.

  • Autodepreciação

     Por estar constantemente em dúvida sobre a sua real capacidade o indivíduo possui uma visão distorcida de si. Alimentando sempre os pensamentos de inferioridade, autodepreciativos e rejeita elogios.

  • Esforço exagerado

     Para conseguir justificar suas conquistas a pessoa possui a síndrome acredita que precisa se esforçar ao extremo, muito mais que os outros. O excesso de perfeccionismo e o excesso de trabalho acabam gerando ansiedade, esgotamento mental e físico.

  • Deseja agradar a todos

     Na tentativa de conseguir a aprovação das pessoas ao seu redor e não ser desmascarado ou substituído, esses indivíduos tentam constantemente passar boa impressão, carisma e até mesmo se sujeita a situações humilhantes.

     Só profissionais competentes que podem avaliar e diagnosticar, se você se identificou com alguns sintomas busque o psiquiatra ou psicólogo.

     A Síndrome do Impostor está muito associada a ansiedade e depressão. Este quadro pode facilmente evoluir para Síndrome de Burnout e Estresse Crônico. Será fundamental entender que essa situação não precisa ser superada sem auxílio.

     No acompanhamento psicológico serão trabalhadas questões emocionais profundas, como autoestima, traumas, crenças e inseguranças. A mudança de mentalidade é um dos maiores desafios para superar a dificuldade.

     A terapia permite que as pessoas aprendam mais sobre si mesmas, desenvolvam competências, se aperfeiçoem, aprendam a controlar suas emoções e reconheçam seu próprio valor. Descontruir ideias, opiniões, valores e crenças é algo possível e o psicólogo te ajudará nesta jornada.

     Quer saber mais? Siga nossas redes sociais @integrarpsicologiaclinica.

     A sua saúde e a de quem você ama são prioridades!

Podemos te ajudar?