Algumas pessoas podem apresentar dificuldades em expressar seus sentimentos e isso é bem mais comum do que imaginamos. Esse bloqueio está ligado à timidez, medo do julgamento ou até mesmo por não saber identificá-lo.
Às vezes acostumamos a esconder nossos sentimentos quando estamos com outras pessoas, por vergonha de reconhecer emoções que consideramos negativas, com a ideia errada que assim seremos enxergados pelas outras pessoas como fracos ou sensíveis demais.
A longo prazo, o acúmulo de todos os sentimentos que guardamos dentro de nós pode acabar levando a uma série de distúrbios mentais e de saúde. Se não nos expressarmos nos sentiremos frustrados e muitas vezes levando a altos níveis de estresse, trazendo assim prejuízos cognitivos, afetivos e sociais.
Alguns indícios emocionais sendo eles: desânimo, irritação, ansiedade e tristeza. Além disso, existem sinais físicos como: insônia, dores no corpo, baixa imunidade, doenças de pele, entre outros.
Expressar sentimentos para o outro, sejam eles negativos ou positivos é sempre benéfico. Se for um sentimento bom, seja ele por algo legal que lhe aconteceu, compartilhar a emoção intensifica ainda mais e pode gerar um momento agradável.
Quando compartilhamos o sentimento negativo, evitamos fugir dele e aumentamos as possibilidades de assumir a responsabilidade de resolvê-los. Ao expor sobre isso, podemos ter insights (quando possuímos uma compreensão súbita de alguma coisa ou situação) ou poder ouvir uma devolutiva sobre sua vivência com outro ponto de vista. Muitas vezes menos catastrófica, podendo assim trazer uma solução que possa ajudar.
É valido buscar a terapia para que sejam trabalhados mecanismos que o ajudem a se expressar. Potencializar sua autoestima o ajudará a se desprender das opiniões alheias. Compreendendo suas imperfeições, não precisamos sempre estar felizes e com um sorriso no rosto. A terapia auxiliará a entender seus sentimentos diante das situações e como lidar com eles.
Quer saber mais? Siga nossas redes sociais @integrarpsicologiaclinica.
A sua saúde e a de quem você ama são prioridades!