![Você sabe o que são blogs Pró – Ana e Pró – Mia?](https://clinicaintegrarpsicologia.com.br/wp-content/uploads/2021/11/Voce-sabe-o-que-sao-blogs-Pro-Ana-e-Pro-Mia-768x768.png)
Podemos encontrar na internet blogs pessoais onde, geralmente meninas, descrevem como é o dia a dia delas. Esses relatos não são apenas de adolescentes que estão compartilhando suas frustrações, mas possuem conteúdo de incentivo a anorexia e bulimia. Blogs como esses são chamados de Pro-Ana e Pro-Mia.
Através desses portais virtuais elas assumem a doença como estilo de vida e encontram outras garotas anoréxicas que acabam se vendo incentivadas a continuar sua busca incansável por um corpo ainda mais magro. Essas pessoas trocam experiências com o intuito de todas atingirem seus objetivos.
Sites como esses acabam servindo também para outras garotas saudáveis, já influenciadas pelo discurso da magreza, a pegarem dicas com as anoréxicas e bulímicas. Nestes locais compartilham-se variadíssimas formas de emagrecer, dividem experiências individuais de perda de peso e incentivam-se a manutenção da perda de peso mesmo que isso signifique ficar debilitado fisicamente, ter consequências graves na sua saúde, inclusive a morte.
Esses sites influenciam os Transtornos do Comportamento Alimentar, pois vêem a doença como estilo de vida e os corpos desnutridos, os ossos salientes como beleza extrema. Jovens não satisfeitos com seu corpo ao acessarem estes conteúdos se sentem ainda mais inspiradas.
As dicas fornecidas através de trocas de experiências tem o intuito de ajudar as iniciantes nas melhores técnicas de indução de vômitos, disfarce para os médicos e familiares, dietas, entre outras dicas de maneiras para que façam a magreza se tornar real.
Mesmo não sendo o foco, são relatos nos blogs os sentimentos de frustração, insegurança, tristeza, entre outras emoções que cercam as pessoas que sofrem com a busca da beleza em torno da magreza.
São assustadores os lemas proclamados pelo culto e a perceção que tem sobre as necessidades básicas. Por exemplo: “Lembre-se que comer é para os fracos”. Comer é uma das necessidades básicos do nosso corpo e para o melhor funcionamento dele.
Os anoréxicos e bulímicos encontram no mundo virtual uma rede de “salvação” e de apoio, onde podem encontrar aquilo de que realmente necessitam, alguém para ouvi-los, compreensão, atenção e incentivo à continuidade da perda de peso.
Nesses blogs propagam as ideias doentias. Evidente que temos que levar em consideração que os sujeitos que participam dessa interação possuem transtorno alimentar. Os valores que as mídias de comunicação passam para a sociedade não devem ser descartados como influência na geração e manutenção do quadro anoréxico.
Busque profissionais qualificados para te orientar, diagnosticar e começar o tratamento adequado para os quadros de transtornos alimentares.
A terapia ajudará para o paciente desenvolva uma relação consciente com seu corpo e com a comida. O tratamento visa o controle da compulsão alimentar.
Quer saber mais? Siga nossas redes sociais @integrarpsicologiaclinica.
A sua saúde e a de quem você ama são prioridades!