Quando se trata de relacionamento romântico logo pensamos naqueles de filmes, geralmente saudável, onde há confiança, autonomia e respeito de ambas as partes. Cheio de romantismo e momentos prazerosos, tudo muito perfeito! Mas na verdade sabemos que nenhum relacionamento é perfeito, passamos por altos e baixos.
As vezes podemos acabar entrando numa relação abusiva sem que percebamos. Os momentos juntos são constantemente desagradáveis e desgastantes, a ponto de superarem os momentos positivos.
Em relacionamentos tóxicos podemos perceber violências sutis ou explicitas. Apresentando atos que trazem prejuízos psicológicos, físicos, financeiros, sexuais e emocionais para quem está na relação.
Entender os sinais de que está vivendo algo que não é saudável pode ser bem difícil e ainda mais desafiador conseguir se desvincular de quem lhe faz mal.
Afinal, o relacionamento tóxico tem a capacidade de prender as pessoas. Quando envolve sentimentos, resolver a situação acaba sendo ainda mais difícil, mesmo que perceba que os comportamentos do parceiro lhe machucam, podendo assim acabar fazendo vista grossa por uma série de razões, como:
- Dependência financeira;
- Ter sentimentos genuínos pelo parceiro;
- Carência afetiva;
- Medo de terminar o relacionamento e sofrer consequências;
- Ter esperança de que o parceiro vai mudar;
- Medo de ficar sozinho se não estiver com aquela pessoa em particular;
- Baixa autoestima;
- Dependência emocional.
Pessoas que cometem violências tendem a ter comportamentos compensatórios com o outro, como proporcionando algo que gosta, presenteando. Com isso a raiva, tristeza ou frustração acabam desaparecendo momentaneamente. Porém esse ciclo se repete sempre, confundindo a mente de quem sofre e dificultando ainda mais a tomada de decisão.
Mas tenha calma, você conseguirá sair dessa relação e para isso acontecer algumas mudanças serão necessárias.
Aceite que seu relacionamento é toxico e que você não merece e não precisa continuar com seu parceiro. Merece ser feliz e estar com alguém que te respeite ou até mesmo sozinha.
Em seguida corte o contato, entendo que pode ser algo bem difícil, entretanto assim ela não poderá te machucar mais. Criar uma rede de apoio será fundamental, tenha pessoas de sua confiança ao seu redor. Pessoas que poderão te ajudar e que ao estar juntos poderá perceber a diferença de algo saudável para um relacionamento ruim.
Não sinta vergonha e nem se culpe pelo que vivenciou. Quando estamos envolvidos, algumas situações podem passar despercebidas ou serem minimizadas por acreditar que pode haver mudanças de comportamento do parceiro.
Buscar ajuda psicológica será fundamental para se conhecer ainda mais, é um espaço para conseguir falar sobre seus sentimentos sem julgamento. Compreender os motivos de sua decisão e reforçar que é a melhor escolha.
A terapia te ajudará a se curar das feridas deixadas por este relacionamento e a seguir em frente. O apoio profissional faz toda a diferença para quem precisa resgatar sua autoestima, amor próprio e mudança de hábitos. Não é sinal de fraqueza, é fortalecimento de si.
Quer saber mais? Siga nossas redes sociais @integrarpsicologiaclinica.
A sua saúde e a de quem você ama são prioridades!