O Luto é uma resposta emocional normal a um sofrimento e está mais associada, geralmente, ao falecimento de alguém querido, mas é também a perda de uma conexão afetiva muito forte. Podemos relacionar o luto como término de um relacionamento, desligamento de um emprego, amputação de um membro, o animal que se foi ou até mesmo algum objeto. Exemplos esses, são situações de que todos nós passamos ao longo da vida e cada pessoa vai reagir e lidar de uma forma individual com essa ausência, de acordo com sua estrutura emocional e vivências.
Como este processo é individual não podemos estipular um tempo para cada pessoa se recuperar do seu momento, algumas emoções e características podem aparecer em quem se encontra em luto. Sentimentos esses como: tristeza, desânimo, raiva, medo, insegurança, ansiedade, pensamento recorrente à situação vivenciada, dificuldade para dormir ou acordar, dificuldade na concentração em atividades, choro repentino, desinteresse nos afazeres cotidianos e falta de apetite como também comer em excesso.
Em alguns casos, esses sentimentos podem se transformar em um luto considerado “não saudável” ou patológico, quando se tornam intoleráveis, com emoções extremamente intensas ou prolongadas, provocando muito sofrimento e excesso de mal estar na pessoa enlutada. Nessa situação a busca de um acompanhamento profissional é indispensável.
Ir ao psicólogo na tentativa de enfrentar suas dores emocionais e a busca de um espaço adequado para falar de seus sentimentos, pode trazer ânimo para que faça o luto e siga em frente. A terapia tem o intuito de dar suporte ao indivíduo para que ele encontre um novo equilíbrio e que lhe permita não superar a perda, mas a aprender a viver com ela. Proporcionando assim, uma reorganização de crenças acerca de si e do mundo.
Quer saber mais? Siga nossas redes sociais @integrarpsicologiaclinica.
A sua saúde e a de quem você ama são prioridades!