O que são pessoas transexuais e transgêneros?
No decorrer da história da sociedade foi criado o conceito de gênero como sendo: masculino ou feminino, baseado na construção de ser homem ou ser mulher, conforme os órgãos genitais. A partir disso as pessoas com quem convivemos, esperam de nós alguns comportamentos específicos para aquele gênero que possuímos.
Temos que entender que há uma diferença importante entre sexo e gênero, pois sexo é biológico e gênero é social. Isso quer dizer que o que determina a definição do que é ser homem ou o que é ser mulher, não é ter XX ou XY, vendo apenas a biologia da pessoa, mas a forma de definição sendo como ela se percebe e se reconhece.
Algumas pessoas possuem o desejo persistente de viver e serem aceitos como uma pessoa do sexo oposto, podendo ter a sensação de estarem no corpo errado, esses são chamados de transexual ou trasngênero.
Temos que esclarecer a diferença entre transexual e transgênero, sendo assim:
Transexual – pessoa que cuja forma física não corresponde com sua identidade e possui desejo de modificar o corpo.
Transgênero – pessoa que pode se expressar como o sexo oposto, mas não sente necessidade de modificar sua anatomia corporal.
Esses indivíduos podem apresentar desconforto psicológico por causa da incompatibilidade do seu sexo biológico e de como se reconhece em seu gênero, com isso almejam passar por cirurgias e/ou tratamentos hormonais para redefinir seus corpos.
O acompanhamento psicológico é de extrema importância para as pessoas que estão no processo de descoberta e entendimento de si próprios, mas como também para os que estão no caminho de mudanças, sejam com cirurgias ou hormônios.
A terapia é um espaço que permite se descobrir a cada dia, tendo também como objetivo construir uma estrutura emocional, ajudar com toda a assimilação das mudanças, entender sua personalidade, como também suas potencialidades e limitações.
Não deixe de procurar um acompanhamento psicológico especializado se você está passando pelo processo transexualizador ou alguém próximo. Não é fácil lidar com os sentimentos e conflitos provocados por essa mudança.
Quer saber mais? Siga nossas redes sociais @integrarpsicologiaclinica.
A sua saúde e a de quem você ama são prioridades!