Integrar Psicologia Especializada

     Ser pai, mãe ou responsável por uma criança é um trabalho árduo e requer muita responsabilidade, autocontrole, paciência e afeto. E nem sempre é fácil.

      Alguns pais durante a criação de seus filhos acabam tendo comportamentos que podem trazer prejuízo físico e emocional.

   Entendemos que ninguém é perfeito e todos temos dificuldades em nossas vidas, momentos tristes, algumas frustrações e demandas particulares que vão surgindo ao longo do tempo. Mas será que seu comportamento é saudável para seu filho?

     Pais tóxicos trata-se de pessoas com alto grau de instabilidade emocional, passividade/agressividade que, com ações negativas, anulam seus filhos e os convertem em pessoas codependentes. Geralmente não respeitam e não conseguem assumir a responsabilidade sobre seus comportamentos, assim nunca pedindo desculpa.

  • Podemos citar alguns sinais de que esta relação entre pais e filhos são toxicas:
  •          Culpar os filhos por suas próprias decisões e frustrações;
  •          Cobrar exageradamente e não reconhecem ou valorizam os esforços da criança;
  •          Expor a vida pessoal dos filhos;
  •          Criticar a personalidade, a aparência e as atitudes do filho todo momento;
  •          Tentam controlar a vida pessoal, escolar, acadêmica e profissional dos filhos, reagindo negativamente quando contrariados;
  •         Não respeitar a intimidade e privacidade;
  •          Fazer chantagem emocional e se sentem, facilmente, ofendidos quando os filhos não cedem.

     Se ao ler as características você se identificar como sendo uma pessoa tóxica para seus filhos, entenda que nunca é tarde para mudar comportamentos. Você poderá buscar ajuda profissional do psicólogo e/ou psiquiatra.

     Com a terapia poderá desenvolver, a longo prazo, melhor conhecimento e compreensão de suas ações. É lugar ideal para rever suas relações e quebrar o ciclo de comportamentos negativos e prejudiciais.

     Caso tenha reconhecido como sendo filha ou filho de pais tóxicos, desejando assim entender melhor e aprender a lidar com a relação, será interessante ir ao psicólogo. A terapia pode ser fundamental para recuperar sua autoestima, autoconfiança e autonomia.

     Estratégias junto ao psicólogo poderão ser criadas para que sua relação com seus pais melhore ou que consiga se comportar de forma diferente com eles.

     Romper uma relação, mesmo que seja ruim, é uma tarefa difícil. Os filhos precisaram impor limite. Não permitindo nenhum tipo de abuso físico, verbal ou emocional.

     Ajuda profissional capacitado será fundamental em todo o processo.

     Quer saber mais? Siga nossas redes sociais @integrarpsicologiaclinica.

     A sua saúde e a de quem você ama são prioridades!

 

 

 

Podemos te ajudar?