A Psicoterapia é um atendimento realizado por um profissional capacitado, o psicólogo, que tem como objetivo reestabelecer a saúde mental das pessoas que o procuram. Tratando demandas emocionais, comportamentais, cognitivas e entre outras que podem vir a aparecer.
Exemplos de dificuldades emocionais: crise matrimonial, dificuldades em tomar decisões, traumas emocionais, dificuldades em lidar com pessoas, choro fácil, sensibilidades e irritabilidades, dificuldade em se relacionar afetivamente, insegurança profissional, etc.
Exemplos de dificuldades comportamentais: medo de falar em publico, explosões de raiva, timidez, fobias, compulsão alimentar, álcool ou drogas, etc.
Exemplos de dificuldades cognitivas: pensamentos depressivos ou de morte, sensação perseguição, ansiedade e outras.
Conhecido mais intimamente como terapia, a psicoterapia pode ser realizada com apenas uma pessoa ou com casais, famílias ou até em grupos que se encontram em sofrimento emocional.
Cada sessão de terapia dura em média 50 minutos, onde o paciente pode livremente expor seus pensamentos e opiniões sem julgamentos. É necessário que haja confiança entre paciente e terapeuta.
Um dos pontos importantes ao se falar de confiança é o sigilo profissional, segundo o Código de Ética da Psicologia as informações ditas durante a terapia não podem se tornar públicas.
A terapia pode vir a contribuir para uma reflexão sobre si, mais autoconhecimento, descoberta de qualidades e potenciais individuais. Assim contribuirá na busca de melhor relacionamento consigo e com o mundo a sua volta, de forma mais saudável e menos sofrida.
Quer saber mais? Siga nossas redes sociais @integrarpsicologiaclinica.
A sua saúde e a de quem você ama são prioridades!