Você decidiu fazer terapia! Então o segundo passo agora é encontrar o especialista que mais se identificará e o melhor para seu atendimento.
No mercado atual podemos encontrar muitos profissionais e cada um irá atuar de forma particular, seguindo sua abordagem. Então como escolher um bom psicólogo assim?
A escolha do psicólogo faz muita diferença na terapia. Entenda que o psicólogo e o paciente trabalham juntos e umas das características mais importante dessa relação é o vínculo entre ambos.
A sessão não será satisfatória se não houver uma identificação, uma conexão entre eles. É importante que se sinta confortável na presença do psicólogo e consiga assim ter a liberdade de se expressar sem julgamento.
Algumas características do profissional você só irá conhecer ao longo do processo terapêutico, mas poderá logo observar alguns sinais importantes.
É indispensável que sinta do psicólogo a empatia por você. Perceber que ele se interessa no que tem a dizer e nos problemas que deseja resolver. Empatia gera confiança e mais facilidade na comunicação.
O psicólogo precisa ser sensível para perceber as características da sua personalidade, suas crenças, objetivos pessoais, e as circunstâncias do problema apresentado a ele. Você precisa sentir que está sendo compreendido.
Os valores do profissional também contam para que ele seja um bom psicólogo. A honestidade em se sentir apto para prosseguir com a terapia. Ser flexível e ter a mente aberta para compreender diferentes realidades sem fazer julgamentos.
Existem muitas abordagens psicológicas. Cada abordagem possui seu olhar, entendimento e tratamento diferente em relação a vida do paciente. Essa escolha faz diferença na hora da terapia.
Se ao iniciar a terapia sentir que o método de trabalho não é compatível com o que deseja, é aconselhável conversar com o psicólogo sobre suas dificuldades para que sejam feitos ajustes nas sessões ou para que outra abordagem seja recomendada.
Caso não se sinta confortável com o psicólogo que iniciou a terapia, não hesite em buscar outro profissional. Você pode pensar que a terapia não seja uma alternativa eficaz em sua vida, mas na verdade, apenas não houve identificação com o trabalho e a personalidade do especialista.
Quer saber mais? Siga nossas redes sociais @integrarpsicologiaclinica.
A sua saúde e a de quem você ama são prioridades!