Integrar Psicologia Especializada

Já parou para pensar se está passando por bloqueio criativo?

Já parou para pensar se está passando por bloqueio criativo?

Já parou para pensar se está passando por bloqueio criativo?

Em algum determinado momento da vida podemos apresentar dificuldade temporária para iniciar ou concluir projetos, sendo eles pessoais ou profissionais. Isso é mais comum do que se imagina e pode surgir a qualquer momento, sem sinais iniciais, pois o processo criativo necessita uma boa quantidade de inspiração, organização e, é claro, a criatividade. Quando um desses fatores está em falta, o projeto pode ficar comprometido ou apresentar má qualidade.

Quando nos encontramos com essa dificuldade prolongada, podemos dizer que se tem bloqueio criativo, problema esse que pode aparecer não só em pessoas criativas, mas durante a criação ou desenvolvimento de qualquer novo projeto. Com isso o trabalho torna-se mais lento e o sentimento de frustração constante permanece.

O bloqueio criativo está ligado a nossas experiências emocionais, psicológicas e físicas, sendo consequência de vários fatores como: busca incessante por perfeição, perda de ânimo e ambição, estresse, excesso de preocupações, até mesmo noites mal dormidas entre outras situações que abalará sua criatividade.

Para vencer esses bloqueios é fundamental que crenças de incapacidade, julgamento alheio e o medo de rejeição não o dominem. No entanto, se correr riscos soar intimidador ou a preocupação excessiva perdurar, você pode encontrar apoio na terapia.

Se possível e necessário dê uma pausa, estar emocionalmente exausto atrapalha na conclusão do projeto, assim poderá espairecer e olhar com outra perspectiva, enxergar outros detalhes. Busque inspirações em outros projetos, em atividades que lhe traga prazer e assim exercitar a criatividade. Faça exercícios físicos, pois ajuda na concentração, na liberação de hormônios encontrados no nosso corpo que trazem sentimentos bons e alivia o estresse.

Se problemas com a criatividade persistirem ou aparecerem com muita frequência, gerando assim ansiedade, medos e preocupações, atrapalhando por completo o desenvolvimento de projetos, é importante buscar ajuda profissional.

Portanto a terapia o auxiliará no autoconhecimento, a entender melhor seu processo criativo e por ventura diagnosticar e tratar qualquer transtorno, que assim possa estar influenciando negativamente sua criatividade.

Quer saber mais? Siga nossas redes sociais @integrarpsicologiaclinica.

A sua saúde e a de quem você ama são prioridades!

Podemos te ajudar?